bacharel
1. Introdução 03
2. Hotelaria Hospitalar 03
3. Surgimento da Escola Paulista de Medicina 03
3.1. Necessidade de um Hospital 04
3.2. Federalização da EPM 04
4. Humanização 04
5. Responsabilidade Social do Hospital São Paulo 05
6. Qualidade em Serviços no Hospital São Paulo 06
7. A Humanização no Hospital São Paulo 07
8. Conceito de Humanização 07
9. Projetos e Ações Criados pelo grupo de Humanização 08
10. Implementação da Hotelaria Hospitalar no Hospital São Paulo 12
11. Entrevista 14
12. Conclusão 15
13. Bibliografia 16
1. Introdução
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação da Hotelaria Hospitalar no setor público, ponderando os pontos positivos e negativos e o impacto causado no hospital, nos colaboradores do hospital, nos pacientes e na população em geral.
Escolhemos o Hospital São Paulo para efetuar essa pesquisa por conta de sua história de sucesso, seu reconhecimento junto à população, porque já utilizamos seus serviços, e quando procuramos o hospital, fomos bem recebidos, tendo acesso ao responsável pelo setor pesquisado.
2. Hotelaria Hospitalar
O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar, hoteleira e hospitalidade.
A Hotelaria Hospitalar gerencia a hospedagem dos clientes da área de saúde, administrando setores como: a higienização hospitalar, lavanderia, rouparia, costura, setores de atendimento: internação, telefonia e outros setores de acordo com a estrutura da instituição.
3. Surgimento da Escola Paulista de Medicina
Vários eventos culminaram para o surgimento da Escola