Bacharel
A fisiocracia foi a primeira escola de economia. Ela se opõe ao mercantilismo, pois ao contrário dele, que diz que a riqueza provém da acumulação de metais, a fisiocracia diz que a riqueza vem da agricultura. E como a agricultura é a fonte real da riqueza, deveria haver um único imposto que seria pago pelos proprietários de terras, assim deixando o resto da população com uma baixa tributação. A teoria também dizia que era inútil tentar alterar a ordem natural da sociedade através de leis e regulamentos governamentais, desse modo, pregando a não intervenção do Estado na economia.
2. Caracterize o principal aspecto econômico do mercantilismo.
O principal aspecto é a acumulação de metais preciosos. O outro e a prata eram metais que deixavam a nação rica, fazendo com que os governantes se dedicassem a acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados ajudava a aumentar a riquez. Um exemplo foi a exploração da Espanha retirando toneladas de ouro das sociedades indígenas da América, como os maias, incas e astecas.
3. Caracterize o conceito de mão invisível
A mão invisível é um termo que se aplica a forma como o mercado se autorregula em função dos atos de indivíduos que agem por seus próprios interesses, gerando opulência para a coletividade.
4. Compare os conceitos de vantagem absoluta e vantagem comparativa.
A vantagem absoluta é a habilidade para produzir um bem empregando menor quantidade de insumos que outro produtor. A vantagem comparativa é a habilidade para produzir um bem com um menor custo de oportunidade que outro produtor.
5. O que se entende por política Keynesiana?
Conjunto de ideias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da