cristalização
Curso de Biotecnologia - FCBA
José Aparecido Dos Santos Junior
Biologia celular básica
Aula Prática
Dourados - MS
2013
José Aparecido Dos Santos Junior
Prática 01
Tema: MICROSCOPIA ÓPTICA
Prática – Estudo do microscópio óptico
Trabalho /monografia/ artigo desenvolvido durante a disciplina de, biologia celular básica como parte da avaliação referente ao 1 Relatório ,da aula prática 01.
Profesor(a): Dr. Marcos Gino Fernandes
Dourados - MS
2013
Introdução:
Componentes do microscópio óptico:
A microscopia óptica possibilita o aumento de imagens através da luz que, após incidir sobre a amostra, passa por um conjunto de lentes objetivas (que formam e aumentam a imagem) e oculares (que aumentam a imagem).
Além de ampliar a imagem de um objeto, o microscópio serve para aumentar o poder de resolução do olho humano (0,1 - 0,2 mm). Poder de resolução é a capacidade de distinguir dois pontos muito próximos um do outro. Os microscópios ópticos têm um limite de resolução da ordem de 0,2 µm, ou seja, as lentes destes microscópios conseguem mostrar dois pontos distintos se estes estiverem separados por distâncias de pelo menos 0,2 µm. É importante lembrar que, para uma estrutura ser observada através de um microscópio óptico, é necessário que ela seja suficientemente fina para deixar que os raios luminosos a atravessem, além de ter índices de refração ou coloração diferentes do meio que a circundam.
Um microscópio óptico típico é constituído por partes mecânicas, ópticas e elétricas:
1) Base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
2) Braço ou estativa: é a peça que liga a base até a parte superior do microscópio e onde se deve