Bacharel
Vou pegar carona na definição do IIA, é uma atividade independente, que visa através da avaliação do processo de gestão de riscos, governança corporativa e controles internos adicionar valor a organização.
2- Quais são os tipos de Auditoria Interna e seus objetivos?
Normalmente a auditoria interna se divide em dois grupos: Auditoria Operacional ou de Negócio e Auditoria da Tecnologia da Informação. O primeiro grupo avalia os diversos processos operacionais da organização, sendo que muitas vezes recebe o apoio da auditoria de TI para a avaliação da consistência de controles eletrônicos. O grupo de auditores de TI, além do suporte ao grupo de auditores operacionais, tem a responsabilidade de avaliar a efetividade da governança de TI, de sua concepção, arquitetura, inclusive os cuidados com a segurança das informações.
3- Quais são os cuidados necessários na implantação da Auditoria Interna?
A implantação da atividade de auditoria em uma organização não é um processo simples, pois, impacta diretamente na cultura da empresa. É muito importante entender quais os motivos que levaram a alta organização a incluir esta auditoria interna na dinâmica de seu negócio, e até onde eles conhecem, ou estão conscientes da importância desta atividade. Se houver o apoio efetivo do Board, já temos meio caminho andado. Depois é necessário um trabalho de conscientização da importância da atividade para a estratégia da empresa junto aos gestores médios, aqueles que irão se relacionar com a auditoria de maneira mais frequente. Também é importante ter uma equipe mais sênior, com habilidade e competência, de forma a desempenhar seu papel da maneira mais profissional possível, com grau elevado de zelo profissional. O amadurecimento e a aceitação da atividade virá com o tempo, por isso é de extrema importância o adequado posicionamento dos auditores, principalmente em suas atitudes éticas, pois é necessário o estabelecimento