Bacharel em ciências da computação
Germano Ribeiro Santiago / Gestão Estratégica
Introdução
Este trabalho se trata de um estudo feito de como foram incorporados os Sete “Ss” no caso Assolan. Será distribuído os “Ss” em tópicos e dentro dos mesmo será exposto o procedimento tomado pelos empresários e toda a equipe da Assolan e demais marcas do grupo. Será utilizada para esse trabalho a apostila disponibilizada da matéria Gestão Estratégica e também vídeos de domínio publico sobre os Sete “Ss” e do caso Assolan.
Desenvolvimento
1. Structure (Estrutura)
A estrutura tomada pelas Hipermacas consiste em diversas fabricas distribuída em varias regiões do Brasil que foram adquiridas desde a compra da Assolan da Unilever.
“Segundo Darcio Oliveira e Lílian Cunha, Isto É Dinheiro. 11/02/2007 A estrutura montada por Júnior e Mello, que mistura operação própria e parceria com atacadistas, já garante o abastecimento dos produtos da empresa em 278 mil pontos-de-venda.”
Estão atendendo hoje nos seguintes seguimentos: Alimentos, que inclui marcas como Etti, Salsaretti e PuroPurê; Higiene e Limpeza, com a linha Assolan, os sabões Assim e os detergentes Sim; Higiene Pessoal, com os xampus Éh! (em parceria com a
empresária Cristiana Arcangeli); Produtos de Saúde, com a recém-chegada Finn; e a unidade de Produtos Químicos, com a gaúcha Mat Inset.
2. Systems (Sistemas)
Foi visto em um pequeno trecho do material que a Assolan além dos Sistemas de Informações internos que certamente tem. A empresa também se preocupa em buscar informações com seus revendedores, que são instruídos a conversar com os clientes aumentando a sim sua base de conhecimento sobre as opiniões e anseios dos mesmos.
3. Skills (Habilidades)
Ficou claro que as Hypermarcas têm o apoio de pessoal extremamente competente na área de marketing que direcionaram seu capital ao ponto correto. O horário nobre da maior corporação televisiva do Brasil foi tomado por comerciais do bonequinho da Assolan,