Ação Gênica
Duplicação do DNA A duplicação do DNA é semiconservativa, pos preserva uma fita antiga e forma uma nova fita complementar, nessas seguintes etapas:
1. Bases nitrogenadas ligadas por pontes de hidrogênio;
2. Pontes de hidrogênio se rompem e as fitas se afastam;
3. A fita antiga se encaixa com novos nucleotídeos (A-T/ G-C)
4. São formadas duas moléculas de DNA iguais, uma fita antiga e uma nova.
OBS: Estão ligadas a esse processo duas enzimas: helicase e DNA polimerase. A helicase separa as hélices e o DNA polimerase permite novos nuleotídeos pareiar às fitas antigas.
Transcrição do RNA Quando um trecho do DNA se expressa, ele produz RNA (processo chamado de transcrição), nessas seguintes etapas:
1. Há uma molécula de DNA;
2. Pontes de hidrogênio se rompem e as fitas de DNA se afastam;
3.Uma fita de DNA serve como molde. Há o pareamento dos nucleotídeos (A-U/ G-C) e a outra fita permanece inativa;
4. A fita de RNA produzida destaca-se do molde e as fitas de DNA restante voltam a se parear.
OBS: A fita de RNA é simples e todo o processo de transcrição é catalisado pela RNA polimerase. A enzima age se deslocando da esquerda para a direita sobre a fita de DNA fazendo com que esta se afaste para ser complementada e formar um RNA.
Sintese proteíca Após a formação do RNA mensageiro, este carrega a informação de qual proteína deve ser produzida para o citoplasma. O ribossomo identifica através do códon de iniciação (AUG – metionina) quando começar a síntese, três bases de RNA (códon) codificam um aminoácido que vão ser ligados uns aos outros por ligações peptidícas foramndo assim as proteínas. Tipos de RNA RNA mensageiro – é o que leva para o citoplasma a “mensagem” genética do DNA para produzir a