AÇÃO CORRETIVA
Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9001
ResuMO
Através da apresentação dos conceitos de Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e da contribuição da norma NBR ISO 9001 na implantação do SGQ e interação dos processos organizacionais, espera-se que este artigo contribua para o debate acerca da importância da Gestão da Qualidade nas empresas em tempos atuais e futuros.
Palavras-Chave: Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 9001; Processos. abstract The
Keywords: Keyword list, separated by semicolons. Estilo:
1. Introdução
A palavra Qualidade tem origem no latim – Qualitas, que significa “jeito de ser, qualidade” – e por estar ligada a outra palavra Qualis, traz em sua essência a ideia da indagação “qual? de que tipo? de que maneira?”. Por isso, até hoje quando se usa o termo QUALIDADE, logo pensa-se em padronização, algo feito de forma a atender especificações.
Este artigo busca contribuir para o debate acadêmico na análise da importância das organizações implantarem a norma NBR ISO 9001 e como ela serve de base para sistematização de sua Gestão da Qualidade. Apesar de ser bastante difundida no Brasil, ainda é grande o número de empresas que não adotaram a ISO 9001 para a gestão da qualidade. Às vezes pelo custo da implantação, pela dificuldade de treinamento e mudança de cultura organizacional (DEPEXE & PALADINI, 2007) ou até mesmo por não vislumbrar vantagens competitivas, essa importante ferramenta deixa de ser adotada. Através de revisão bibliográfica, os autores deste artigo buscaram na literatura definições dos conceitos a respeito da qualidade, sistema de gestão da qualidade e contribuições da ISO 9001 para as organizações.
Segundo Oliveira (2004):
“Estrategicamente, os conceitos de gestão da qualidade já provaram ser uma alternativa viável e recomendável para o desenvolvimento e crescimento organizacional. As empresas, hoje, que não se preocupam