Aço e seu ciclo moderno
AÇO
Professor: Fernando Vieira Rodrigues
Aço
Segundo o Instituto Aço Brasil (antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS), o Aço, estando entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo é um setor que estimula a coleta e recicla os produtos no final da sua vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem qualquer perda de qualidade.
Existem várias vantagens na reciclagem do aço, dentre elas a redução do consumo de matérias-primas não renováveis, economia de energia e evita a necessidade de ocupação de áreas para o descarte de produtos em obsolescência.
Dentre os valores do Instituto Aço Brasil, a sua responsabilidade social e ambiental em promover ações voltadas ao bem-estar da sociedade à proteção e equilíbrio meio ambiente, nos chama a atenção, além de ter em meio aos seus princípios, o de fazer o uso mais racional dos recursos naturais e insumos que utiliza, adotando tecnologias economicamente provadas e viáveis para reduzir seus impactos sobre o meio ambiente.
Ao produzir aço, as empresas geram coprodutos e resíduos. As escórias de alto-forno e aciaria são utilizadas na fabricação de cimento e pavimentação de vias, por exemplo. Já os pós e lamas coletados nos sistemas de controle de efluentes líquidos e atmosféricos são reciclados no processo, gerando benefício ambiental adicional, devido à redução do consumo de recursos naturais, como minério de ferro e carvão.
Aplicações dos coprodutos sustentáveis da indústria do aço:
Estudos e pesquisas já realizadas não só no Brasil como em outros países demonstraram concreta possibilidade de uso dos coprodutos na indústria da construção civil, pavimentação, indústria cerâmica, agricultura, fabricação de cimento e concreto, como por exemplo:
Agregado de aciaria (frações mais finais): correção de pH do solo, contenção de encostas, fabricação de fertilizantes fosfatados, produção de cimento e concreto;