AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, SUSTENTABILIDADE, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Resumo
A utilização do aço na construção civil e no desenvolvimento de tecnologias construtivas que graduaram a esbelteza e a segurança de construções. O aço devido as suas características principais que são elasticidade, plasticidade, ductilidade, fluência, dureza, entre outras, permite a interação com o substrato do concreto proporcionando alto grau de robustez a compressão e a torção. A utilização do aço em substituição a madeira, e ao próprio concreto, em telhados e fechamento de empenas de galpões industriais, bem como a pontes e viadutos, incluíram duas novas perspectivas: em primeiro lugar a otimização dos sistemas mais leves, e com isso, com menores reações de apoio em suas sustentações, redução de custos com a utilização de materiais com baixa perda e número menores de atividade por m2.
Com a implementação de aços de ligas mais robustas e mais resistentes, como aço inox com menos carbono e o aço corten com mais cobre, a construção de estruturas industriais com fechamentos de grandes envergaduras, assim como aços liga com adição de molibdênio e tungstênio, possibilitaram construções metálicas com mais durabilidade sem a necessidade de tratamentos superficiais, como pinturas especiais, e mais resistências à fadiga. Com isso obras de arte de engenharia como a Ponte Estaiada puderam ser concretizadas, que tem toda sua sustentação em cabos de aço especiais que dissipam as flexões para o pórtico central. Devido a flexibilidade do cabo de aço também há um melhor acomodo da vibrações e variações das cargas dinâmicas.
O desenvolvimento de construções com o uso do aço diminui o uso de concreto e extingui o uso da madeira, com isso diminuímos os custos tanto ambientais como os de consumo.
Palavras-chave: Aço. Construção. Civil
Introdução
Ao longo dos anos, o aço tornou-se umas das invenções que ajudaram a mudar o mundo. Principalmente nos tempos