AVM Faculdade Integrada Tarefa 2
Planejamento Tributário
Thiago Duarte de Melo
AUDITORIA
Brasília – DF
2015
Planejamento, segundo Attie (2010), é "uma metodologia de preparação de um serviço, que compreende os objetivos definidos, o roteiro, os métodos, planos e programas a serem observados por etapas e os processos de avaliação de que se atingiram as metas programadas".
De acordo com a obra de Franco e Marra (2011), "ao se iniciar qualquer trabalho de auditoria, este deve ser cuidadosamente planejado, tendo em vista seu objetivo", afirmando, ainda, que "o planejamento adequado pressupõe a formulação do programa de auditoria".
Funciona mais ou menos assim:
Você me diz o que você quer (o chefe, no caso, determina que seja realizado o trabalho). •
Eu realizo meu planejamento e digo o que é necessário para realizá-lo
(trabalho em equipe, sobre o qual trataremos em seguida).
•
Você me diz, daquilo que pedi, o que tem para fornecer.
•
Com base no que você tem, eu te digo o que poderá ser feito.
A partir daí, devem ser feitos diversos ajustes (o planejamento deve ser
flexível), inclusive dos objetivos da auditoria, caso a empresa de auditoria não disponha dos meios necessários para a execução.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançálos. Ele define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência é uma etapa fundamental para o sucesso da fiscalização, sendo imprescindível que seja alocado o tempo adequado para sua realização. A tentativa de reduzir o tempo destinado ao planejamento muitas vezes redunda em problemas na execução da fiscalização, que poderão provocar um acréscimo no tempo total de realização do trabalho, além de repercussões negativas em sua qualidade.
Todo trabalho de auditoria deve ser planejado, com o detalhamento que for possível, de acordo com o tempo disponível e com o objetivo determinado.
Um planejamento