Aves
As aves são animais vertebrados bastante conhecidos por estarem no cotidiano das pessoas.
Por terem a capacidade de manter constante a temperatura do corpo mesmo em locais frios, são chamados de homeotérmicos. E são endotérmicos, por gerarem calor dentro de seus próprios corpos.
Já foram descritas quase 10 mil espécies de aves, o que faz da classe Aves a maior entre os vertebrados terrestres. As aves podem variar muito em tamanho - do minúsculo beija flor Mellisuga helenae, com aproximadamente 5 centímetros de altura, ao avestruz Struthio camelus, com mais de 2,5 metros de altura. Algumas aves perderam a capacidade de voar e se especializaram em outros modos de locomoção. É o caso dos pinguins, das emas e dos avestruzes, os avestruzes podem chegar à quase 80 km/h.
São encontradas em quase todos os ecossistemas do mundo. As aves desempenham papéis importantes, como polinização de flores e disseminação de sementes.
Algumas aves têm grande importância econômica e na alimentação humana, como a galinha e o peru.
Atualmente, existem 1,2 mil espécies de aves ameaçadas de extinção no mundo, por causa das atividades humanas, algumas aves extintas são: Arara azul de lear, arara vermelha, guaruba, diamante de Gold, guaruba, galito e rolinha.
Considera- se que a classe Aves é composta por 28 ordens. Os nomes de todas as ordens de aves terminam com o sufixo formes. A ordem das galiformes inclui a galinha, o peru e a codorna doméstica. Já os anseriformes incluem patos, marrecos, gansos e cisnes. Os psitaciformes incluem papagaios, araras e periquitos. A maior de todas as ordens é a passeriformes, ou seja, os pássaros, que incluem o bem- te -vi, o pardal, o tico tico, o canário e muitos outros.
Estrutura da pena: Possui um eixo central, raque, com uma base oca, cálamo. Dois lados da raque saem as barbas que formam as laminas da pena e de cada lado da barba saem as bárbulas.
A pele das aves é seca, não apresenta glândulas mucosas para lubrifica-la. A única