AVES
Relatório Estágio AVES
Após a formação sobre o AVES, fui direcionada para a área de validação CSCS e passei por todos os postos observando como era realizado o trabalho dos inspetores, quais as áreas eles verificavam, qual eram o grau de defeito que eles procuravam e quais os defeitos mais recorrentes. Percebi a grande importância dessa parte do controle da qualidade, pois mesmo com todo o controle existente no processo muitos defeitos ainda acontecem e nessa área a maioria deles é detectada e anotada no cartão do carro para que a área de retoque faça as correções necessárias.
Após essa parte fui para a área de CSCD para verificar também o trabalho realizado por eles. O qual segue a linha do CSCS, porém com algumas partes da avaliação da qualidade com o carro em dinâmica, nessa parte dá para constatar os problemas de geometria, balanceamento e outros problemas que só podem ser percebidos em dinâmica durante a realização da pista.
Checkman tem um papel muito importante para o processo pois ele verifica partes fundamentais como torques, fixações, conexões e partes faltantes ou mal fixadas podem causar acidentes e até mortes. Verificam V1+ e V1, porém caso encontrem um V2 de funcionamento que possa atrapalhar ou causar algum problema, eles também devem identificar o defeito.
Na parte setorial o cotador verifica os problemas encontrados na área em questão e caso encontre algum defeito, solicita a presença do Supervisor da área para orientar e pedir para que ele faça o retoque. Ele cota V3, V2 e V1, com ênfase em V2 e V1 que necessitem de retoque.
PESD faz a visão do cliente na fabrica, verifica toda a parte de aspecto, funcionamento e dinâmica do carro. Ajuda a mostrar como está a qualidade da fabricação. Verificam V1+, V1 e V2 de funcionamento. Caso algum defeito é encontrado é solicitada a presença do supervisor responsável para que ele anime a equipe e solicite o retoque.
Short Aves a cotação é