Aves - Ordem Charadriiformes
Segundo a sistemática tradicional é dividida em 3 subordens, Charadrii, Lari e Alcae. Charadrii inclui aves costeiras típicas, Lari inclui as gaivotas, e Alcae inclui as aves costeiras que nidificam em precipícios.
Há cerca de 15/16 famílias no total. Sendo as principais: Charadriidae, tendo como representante o quero-quero; Laridae, das gaivotas; Alcidae, do papagaio-do-mar; e Slopacidae, dos maçaricos.
QUERO-QUERO
Vanellus chilensisCaracterísticas gerais: Medem cerca de 40 cm, pesam até 280 g. Possuem um esporão (ósseo) pontudo, de 1 cm, no encontro das asas - que é exibido a inimigos com um alçar de asa ou durante o voo. Têm uma faixa preta desde o pescoço ao peito, e um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. Apresentam penas longas na região posterior da cabeça. A íris e as pernas são avermelhadas. Macho e fêmea são semelhantes. Emitem um som característico que os dá o nome popular.
Hábitat: Vive em banhados e pastagens, frequentemente longe da água.
Alimentação: Consiste de larvas de insetos, peixinhos ocultos na lama, insetos, pequenos crustáceos, moluscos e outros artrópodes.
Hábitos: É uma ave “briguenta” que provoca defende muito bem seu território. Adota, às vezes, tática de pescar semelhante à de certas garças, espantando larvas de insetos e peixinhos ocultos na lama mexendo rapidamente o pé. Quando os adultos são espantados do ninho, fingem-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo.
Reprodução: O período de reprodução é sazonal, ocorrendo na primavera. A fêmea põe 3-4 ovos. Nidificam em uma cavidade no solo. Os ovos têm formato de pião, e são manchados, confundindo-se com o solo. Os filhotes são nidífugos: