aventura
BRINCAR aparece desde os primeiros meses de vida, por meio de interações prazerosas com o próprio corpo, com os adultos e com o ambiente. À partir dessas atividades iniciais, o comportamento vai se ampliando e expandindo ao longo da infância e prossegue durante todo o ciclo vital. Sendo uma atividade necessária e presente em toda a existência, deverá ser preservada e estimulada nos momentos de maior stress. Fonte de bem estar e organização, transforma-se em grande ferramenta nas condições de adversidade. - Porque é importante brincar na escola?
Sabemos que a motivação é fator determinante para o aprendizado. Brinquedos e estratégias lúdicas em salas de aula permitem descobertas e aprendizados duradouros e consistentes, pois estes acontecem em situação de alegria e prazer.
Assim, as crianças podem aprender de forma criativa e dinâmica, associando os conteúdos acadêmicos a jogos e brincadeiras.
Definição de brinquedoteca
As brinquedotecas são muito comuns no exterior. Elas recebem diversas denominações pelo mundo afora: Ludoteca (Portugal, França, Itália e Portugal); Lekotek (Suécia); Toy library (Inglaterra, Canadá e EUA); Day Care (EUA), de acordo com as características sociais, econômicas e históricas locais. No Brasil, elas estão se desenvolvendo com o apoio da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), que auxilia na formação e disseminação, com cursos, palestras e livros que as retratam. A Bumerangue é filiada à ABBri.
As brinquedotecas são espaços que proporcionam às crianças diversas formas enriquecedoras e criativas de brincar, com muitos brinquedos e brincadeiras, monitoradas por um brinquedista, para animar ainda mais este momento lúdico. Algumas se caracterizam enquanto espaços para brincar, para empréstimo de brinquedos, circulante, terapêutica, hospitalar, entre outras.
Nesse sentido, a brinquedoteca é um espaço que complementa as atividades escolares, esportivas e artísticas, entre outras e não é