AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PUÉRPERAS SOBRE TIPOS DE PARTO, SUAS INDICAÇÕES, E A RECUPERAÇÃO NO PÓS-PARTO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SUMÁRIO 1
1.INTRODUÇÃO 1
2.OBJETIVOS 4
3.CASUÍSTICA E MÉTODO 5
3.1. Tipo de Estudo 6
3.2.Local 6
3.3.População e Amostra 6
3.4.Coleta de dados e Procedimentos éticos 6
3.5.Instrumento de coleta de dados 7
4.Resultados e Discussão 7
5.Conclusão 23
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
7.ANEXOS 27
Anexo A: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 27
Anexo B: Carta do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) 29
Anexo C: Instrumento de Coleta de Dados 30
1. INTRODUÇÃO
A gestação pode ser considerada um estado de plenitude, onde a feminilidade da mulher encontra-se em evidência. É um período de grandes transformações físicas, psicológicas e sociais e que fazem parte do processo natural do desenvolvimento (1).
A escolha do tipo de parto também faz parte do processo gestacional, uma vez que a mãe pode optar pela via do parto, sendo ela natural ou cesárea.
A decisão pelo tipo de parto é influenciada por diversos fatores que podem ser clínicos decorrentes da mãe ou do feto ou então por opção materna (2).
Na sociedade moderna, o parto, como a gravidez, não tem sido visto como um processo fisiológico e natural que requer alguns cuidados especiais, e sim como uma doença que necessita cada vez mais da intervenção de profissionais especializados e de procedimentos que envolvem alta tecnologia e maiores índices de intervenção cirúrgica (3).
Em bebês nascidos por via vaginal há uma estimulação táctil através da compressão do canal de parto sobre o recém-nascido juntamente com o manuseio normalmente efetuado durante a expulsão do bebê. O mesmo não ocorre nos nascimentos por cesárea, visto que, não há uma expulsão do bebê e sim uma saída passiva do útero materno. Dessa forma, recém-nascidos de parto normal apresentariam melhores condições fisiológicas ao nascimento do que os recém-nascidos de cesariana (2). A maior parte das mulheres brasileiras prefere e deseja o parto normal à cesariana, mas acaba se submetendo à cirurgia