Avaliação de estoque - ueps
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
1 º MÓDULO
CONTABILIDADE
AVALIAÇAO DE ESTOQUE – MODELO UEPS
Belo Horizonte / MG
2º semestre / 2012
Avaliação de Estoque – Modelo UEPS
O controle através da ficha de estoque facilita muito a vida da gerência em termos de auditoria interna e possibilita também a empresa a fazer a contagem de todo o estoque em períodos pré-determinados (mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual) confrontando os registros contábeis com as quantidades contadas no estoque.
Este procedimento periódico facilita para a gerência o acompanhamento de perdas no estoque, inclusive podendo determinar metas de redução de perdas a serem atingidas pela empresa.
Em suma, o controle permanente possibilita saber as quantidades existentes no estoque a qualquer momento.
Na visão contábil, todo estoque precisa ter seu fechamento realizado ao final do Exercício. Para isso há várias maneiras de se consolidar o valor do estoque, dentre elas o conceito UEPS (último a entrar, primeiro a sair), em inglês: LIFO (last in, first out).
Como funciona o UEPS ?
As últimas compras que entram são as primeiras que saem. Ou seja, uma consolidação embasada na ordem cronológica de entrada e saídas dos produtos no estoque, considerando sempre que o último a entrar será o primeiro a sair.
Por consequência, o valor do estoque final do período é valorado pelas primeiras aquisições, tendendo a aumentar o valor do estoque comparando com método PEPS.
Conforme Hamilton Pozo (2010, p.77), é um procedimento utilizado em economias inflacionárias, facilitando a contabilização dos produtos para definição de preços de venda e refletindo custos mais próximos da realidade de mercado.
Além do ponto sinalizado nas economias de inflação, há um destaque em relação ao ponto de vista fiscal do governo brasileiro, que não adota o critério UEPS, o preço de venda mais recente e o preço antigo para o estoque restante, pois