Avaliação de diâmetro hidráulico no escoamento de pasta de cimento em dutos anulares
C. E. G. PEREIRA1, C.M. SCHEID1, E.C.H.PARAISO1, L.A. CALÇADA1
1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
E-mail: scheid@ufrrj.br
OBJETIVO
Avaliar as correlações de diâmetro hidráulico a partir de dados experimentais de perda de carga do escamento de pasta de cimento à 15, 25 e 60ºC em dutos anulares.
1. INTRODUÇÃO
No processo de cimentação de poços de petróleo existe a necessidade de bombear pasta de cimento em regiões circulares, interior do revestimento ou coluna de perfuração, e regiões anulares, formada pela formação rochosa e o exterior do revestimento ou coluna de perfuração. Em virtude disto foi montada uma unidade experimental, respeitando a similaridade dinâmica do processo, para análise do escoamento de pastas de cimento em regiões anulares. Com dados de queda de pressão e vazão, foi possível avaliar correlações de diâmetro hidráulico que melhor descreviam esse comportamento. Avaliou-se ainda a reologia da pasta em viscosímetro FANN 35A.
1.1. Modelos Reológicos Avaliados
Nesta pesquisa foram utilizados os modelos de Bingham (Eq.1) e potência (Eq.2), que segundo Nelson (1990) são os mais usais na cimentação, e o modelo de Herschell-Buckley (Eq.3), que possui características dos dois modelos anteriormente citados. (1) (2) (3)
1.2. Determinação do Fator de Atrito
O fator de atrito experimental de fanning para um trecho reto e isento de acidentes pode ser determinado pela Eq. 4, (Fox et al., 2004). (4)
Nos fluidos não-newtonianos, a viscosidade varia com a taxa