Avaliação de artigo
O artigo avaliado é focado na área de soldagem, onde o autor propõe uma automatização do processo MIG/MAG fazendo uso de dois sistemas de sensores. Com a introdução de sistemas de manipuladores mecânicos e acionadores elétricos e com a inserção de um conjunto relativamente novo, multidisciplinar da engenharia mecatrônica, a necessidade de aquisição de informação tem aumentado, tendo um maior controle de qualidade técnica.
Foram implementados vários conceitos de redes onde o mesmo se utilizou do conhecimento e experiência do uso de robôs, os quais fazem o uso de sensores para várias posições de soldagem. Para movimentação das peças, foi utilizado um sistema de calhas.
Através destas aplicações, o processo se mostra vantajoso quando comparado com sistemas comuns, tendo ainda a opção de aumentar a capacidade de processamento, tornando-se uma boa relação custo x beneficio para processos industriais.
2. RESUMO
Os dados de um processo de um sistema multi-sensor são paralelos e descentralizados, consistente em muitos pontos, às vezes simultâneos, ou deslocados no tempo. Os sensores não se acoplam e podem transmitir dados de maneira autônoma. Isto ocasiona um problema de inter-relação de medição dos sensores individuais para uma informação completa chamada de fusão de sensores.
Para estes casos, se faz necessário o uso de arquiteturas paralelas moduladas, sem a real necessidade de mudanças relevantes o que é muito bom para a aplicação industrial devido ser uma forma simples e barata. Além do mais, permite ampliações para incrementar a estrutura.
Dois sistemas robóticos são apresentados: células de soldagem guiadas por sensores e um manipulador hidráulico para carga pesada.
A principal tarefa para soldagem guiada para automação é o controle dos movimentos dos robôs, permitindo controlar os parâmetros de solda: corrente, voltagem e o cabo de ligação e entrada de calor.
Para o controle do processo de solda, uma célula inteligente foi desenvolvida