Avaliação da temperatura de superfície terrestre sobre a América do Sul derivada do sensor AMSR-E/Aqua
403 palavras
2 páginas
Avaliação da temperatura de superfície terrestre sobre aAmérica do Sul derivada do sensor AMSR-E/Aqua
Luciana Rossato
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, INPE
Richard de Jeu
Vrije Universiteit Amsterdam – VU
Regina Célia dos Santos Alvalá
Centro de Ciência do Sistema Terrestre, INPE
XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011 http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/marte/2011/06.28.18.36/doc/p0199.pdf Resumo
• A temperatura da superfície é um importante parâmetro para uma variedade de estudos ambientais, especialmente em modelagem climática.
• A técnica tradicional para medir temperatura da superfície por satélite é infravermelha térmica. No entanto, uma desvantagem desta técnica é que nuvens outros fenômenos atmosféricos podem perturbar ou mascarar o sinal. Por isso, sensoriamento por micro-ondas é uma ferramenta mais promissora, uma vez que atmosfera afeta muito menos o sinal neste comprimento de onda.
a e o a • O objetivo do trabalho foi inferir a temperatura de superfície terrestre sobre a América do Sul, utilizando dados de temperatura de brilho em micro-ondas do sensor AMSR-E, na frequência de 37 GHz.
Metodologia de Trabalho
• Os dados de temperatura de brilho foram utilizados para a determinação temperatura de superfície obtida através do Modelo de Inferência dos Parâmetros
Superfície – LPRM (desenvolvido para a obtenção de informações de temperatura superfície, de profundidade óptica da vegetação e umidade do solo através observações remotas de diferentes sensores).
da de de de • Neste trabalho, os dados de temperatura de brilho foram extraídos do sensor AMSR-E durante o ano de 2003. Este ano específico foi selecionado para fins de validação com os dados do Experimento de Umidade do Solo, realizado na cidade de Barreiras, BA, Brasil.
Resultados e conclusão
A partir dos resultados, observou-se que:
• temperaturas mais altas são encontradas nos meses de janeiro a