Avaliação Balanço Social Bradesco
AVALIAÇÃO BALANÇO SOCIAL BRADESCO
O Bradesco é um banco de caráter múltiplo de origem brasileira fundado em 1943 na cidade de Marília, interior de São Paulo. É atualmente um dos cinco maiores bancos nacionais e no ano de 2000 atingiu marcos sustentáveis e de responsabilidade social consideráveis para a organização, com a abertura da 39a escola da Fundação Bradesco fazendo com que esta se tornasse presença em todos os Estados do País e adere aos Princípios do Equador e ao Pacto Global. Estes fatores fizeram com que a empresa se tornasse relevante no âmbito sócio ambiental nacional e, por esta mesma razão, passasse a ser observada por e avaliadas por empresas e especialistas no setor para que se pudesse avaliar o nível de impacto, comprometimento e significância de suas ações. Um desses grupos com expressividade em suas avaliações é o “Testando os Limites da Sustentabilidade” que, através de seu blog, faz críticas aos informes das organizações. Em se tratando do Bradesco, o blog avaliou o balanço social do banco de 2010 e levantou alguns questionamentos referentes a este exercício. Foram eles:
• Melhora na qualidade de atendimento;
• Má gestão dos clientes importados de bancos adquiridos;
• Tratativa de questões relacionadas ao assédio moral; e
• Boa gestão ambiental do baco.
Com a intenção de avaliar se, atualmente, estes pontos foram sanados ou não, buscamos as informações de relatórios mais recentes e também em outras fontes.
No caso do primeiro ponto levantado, recorremos às informações disponibilizadas pelo BACEN quanto ao ranking de reclamações no órgão. Durante o período de janeiro à setembro de 2013 o Bradesco figurou na listagem do órgão regulador para instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes por apenas 3 meses (janeiro, fevereiro e abril), em todas estas ocasiões, na quinta colocação com índice médio de 0,67. Este índice indica