Avaliação Administração de empresa (língua portuguesa)
A charge acima exige a leitura do texto verbal e não verbal para ser compreendida, associa um texto bíblico e algo contemporâneo, utiliza “pagar caro” em sentido conotativo no primeiro período e denotativo no segundo, quando fica subentendido. Com base nesses dados, disserte sobre o que podemos deduzir com a charge apresentada.
2- Assinale a afirmação correta: a- Um requerimento pode conter linguagem informal. Nele, declara-se algo. b- Os textos técnicos apresentam a linguagem conotativa e literária. c- A carta comercial pode ser elaborada sem a preocupação, ou seja, a informalidade pode estar presente para dar um tom menos polido. d- O ofício é um tipo de documento endereçada à uma autoridade com o objetivo de comunicar um fato ou realizar uma solicitação em caráter oficial. e- O texto técnico apresenta uma linguagem subjetiva, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem indireta.
3- “ Hoje, o mínimo esperado pelas escolas, em séries inicias, é que o aluno saiba ler e escrever, mas será que esse ato de ler é ainda praticado quando esse mesmo aluno cursa o Ensino Médio? Ou seja, será que o aluno é instigado a escrever polissemicamente? Essa é uma das questões deste trabalho de conclusão de curso. Sabe-se que a leitura é implantada na sala de aula, por outro lado não é trabalhada como deveria ser – em algumas escolas, não se está generalizando – assim não é permitida ao discente a sua interpretação, que, muitas vezes, é dada como correta a do livro didático ou a do professor, e acaba por permanecer na paráfrase, no campo do inteligível, da decodificação...” (MARINHEIRO e BORGES, p. 140)
Segundo o artigo de MARIHEIRO e BORGES, na maioria das vezes, o autor de um texto tem dificuldade em produzi-lo, pois as escolas tendem, até muitas vezes sem querer, a cobrar uma produção textual mais parafrástica e menos polissêmica. Explique, segundo as autoras sobre a paráfrase e polissemia na construção de um