ava finalizado
A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que se constituí na mais ousada e abrangente tentativa já realizada, em promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se, portanto, de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”.
A importância da sustentabilidade na empresa do mundo atual expõe os inúmeros benefícios que essa idéia inovadora traz, e contra-ataca as dificuldades na implantação, é isso mesmo, mesmo com o lado positivo as empresas ainda tem dificuldade em entender que as práticas de responsabilidade social e empresarial andam juntas e que são influentes na sociedade.
Mas não trata somente daquela antiga e velha informação que tínhamos sobre sustentabilidade. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Trata-se de uma sustentabilidade voltada também para a dignidade humana, a garantia de um futuro próspero, com respeito uns aos outros, nos diversos níveis hierárquicos e envolvendo todas as áreas empresariais.
A Agenda 21 Local serve para alcançar os objetivos propostos na Agenda 21 Nacional publicada no ano de 2002, visando melhorar a qualidade de vida de toda a população, sem comprometer as gerações futuras, tornando os Municípios e localidades mais humanas e saudáveis. Com a Agenda 21 Locais a comunidade se organiza, aprende, discute, identifica suas potencialidades e dificuldades e ainda, propõe soluções