AVA Filosofia
Disciplina: Fundamentos Filosóficos
Professor: Luiz Vieira De Lima
Curso: Bacharelado em Administração
Atividade de Filosofia – AVA
Teresina, 2014.
Questões propostas
Resolução de questões propostas, apresentado ao professor Luiz Vieira de Lima , como exigência da disciplina Fundamentos Filosóficos do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Santo Agostinho.
Teresina, 2014.
Questões propostas
1. Por que se pode dizer que o senso comum é terreno favorável ao desenvolvimento de ideologias?
O senso comum é um vasto conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social. O que caracteriza basicamente as noções pertencentes ao senso comum não é sua verdade ou falsidade. É a falta de fundamentação sistemática. Em virtude da ausência da razão crítica, o senso comum se torna terreno favorável do fenômeno da ideologia. Além disso ele se resulta de uma elaboração intelectual feita sobre a realidade. Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum é a ideologia. Por meio dela, o ponto de vista, as opiniões e as ideias de classes sociais - a dominante e a dirigente tornam-se a opinião e o ponto de vista de todas as classes de uma sociedade. A elaboração intelectual sobre a realidade foi feita por pensadores, intelectuais, sacerdotes, filósofos, cientistas, escritores, professores que é considerado o grupo dos que pensam e que dominam a consciência social. A partir disso, foi possível transmitir as ideias dominantes para toda a sociedade, através da religião, artes, escola, ciência, filosofia, costumes, moldando a consciência de todas as classes sociais e uniformizando o pensamento de todas as classes.
2. Segundo Marilena Chauí, como a ideologia “naturaliza” as distorções sociais?
A naturalização surge sob forma de ideias que afirmam que as coisas são como são por que é natural que assim sejam. A ideologia procura convencer-nos de uma suposta