ava - Desenvolvimento economico aula 4
b. De economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.
2- (Fundação CESGRANRIO - 1994) A Guerra do Ópio (1839-1842) teve como uma de suas conseqüências:
b. A maior penetração do imperialismo inglês na China.
3- (Mackenzie – adaptado) Há 25 anos, as cidades chinesas eram pobres e sujas. O povo mal vestido passava fome. Ninguém tinha telefone, carro nem tevê. A China hoje está virando potência. É o milagre do dragão. (Revista Veja, 31/08/2005).
I. As reformas econômicas iniciadas por Mao Tsé-Tung e continuadas por Deng Xiaoping foram fundamentais para o crescimento da economia chinesa nas últimas décadas.
II. O ritmo acelerado do crescimento da economia chinesa está atrelado à abertura política, incentivada por Deng Xiaoping e aprofundada por seus sucessores.
III. Com crescimento econômico entre 9 e 10% nas últimas décadas, a China possui uma das economias que mais cresce no mundo.
Estão corretas:
a. Todas estão corretas.
4- Esta questão está anulada, e seus pontos serão redistribuídos entre as demais.
(Unifesp-SP) Assinale a alternativa que relaciona corretamente a tabela com alterações verificadas na China.
5- Em meados do século XX, para estimular a industrialização chinesa e o combate à fome, Mao Tsé-Tung lançou um programa centralizador de planejamento econômico que ficou conhecido como:
e. Grande Salto Adiante.
6- (UFPEL) A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama a atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.
Sobre a China, é correto afirmar que:
b. Mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do Estado.