Alex
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um estudo de caso referente a um artigo que tem por titulo Indicadores de qualidade em uma unidade hospitalar localizada na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná.
Tendo como objetivo analisar as práticas e os indicadores Hospitalares.
Prestadores de serviços de saúde, consumidores, formuladores de políticas públicas e outros atores comprometidos com a melhoria da qualidade da atenção hospitalar precisam de indicadores objetivos, robustos, facilmente mensuráveis e sensíveis para expressar variações e disparidades na situação de saúdes entre regiões, grupos populacionais e unidades hospitalares.
A busca pela qualidade da atenção dos serviços de saúde deixou de ser uma atitude isolada e tornou-se hoje um imperativo técnico e social. A prática assistencial deve ser apoiada por sistemas de informações clínica adequados, completos e disponíveis que garantam a segurança do paciente, através do suporte à tomada de decisão diagnóstica e terapêutica durante o tratamento de pacientes individuais, com o objetivo de prevenir eventos e desfechos adversos, corrigir rumos e melhorar continuamente a qualidade da assistência e a obtenção de dados e indicadores que permitam medir, avaliar e comparar o grau da qualidade assistencial oferecida à população alvo.
Este trabalho aborda uma linha bastante relevante que é os indicadores hospitalares e seus respectivos agregados.
2 DESENVOLVIMENTO
Os Indicadores são variáveis que medem quantitativamente as variações no comportamento dos critérios de qualidade previamente estabelecidos.
São medidas usadas para ajudar a descrever a situação atual de um determinado fenômeno ou problema, fazer comparações, verificar mudanças ou tendências e avaliar a execução das ações planejadas durante um período de tempo, em termos de qualidade e quantidade das ações