ava aula tema 3
Aluno – Jonathan Bezerra Bockner Linguagem Jurídica
Trabalho de Reposição
Quando utilizar as palavras elencadas.
1º - Onde / Aonde - Onde - lugar em que/ em que (lugar). Indica permanência, o lugar em que se está ou em que se passa algum fato. Complementa verbos que exprimem estado ou permanência e que normalmente pedem a preposição. Ex: De onde você está falando? Aonde - a que lugar. É a combinação da preposição a + onde. Indica movimento para algum lugar. Dá ideia de aproximação. É usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposição a. Ex. Não sei aonde ou a quem me dirijo.
2º - Senão / Se não - Senão é uma palavra formada através da junção: se+não. É uma palavra complexa, com uma pluralidade de classes gramaticais e significados. Sendo uma preposição, se refere a uma limitação ou a uma exceção. Ex. Venha rápido, senão não chegaremos a tempo!. Se não é uma sequência formada pela conjunção se e pelo advérbio não. Utiliza-se normalmente como conjunção condicional ou integrante. Como conjunção condicional tem significado de caso não, quando não. Ex: Você fala como se não o conhecesse.
3º - Salvado / Salvo - Alguns verbos, chamados abundantes, apresentam duplo particípio, isto é, formas equivalentes para o particípio. É o caso dos verbos salvar, pegar, pagar, aceitar, eleger, expulsar, acender, soltar, suspender etc. Com os verbos ter e haver como auxiliares use a forma regular: salvado, pegado, pagado, aceitado, elegido, expulsado, acendido, soltado, suspendido. Ex. Eu havia salvado a vida do cão. Ela tem salvado muitas vidas com essa campanha. Com os verbos auxiliares ser e estar, empregue a forma irregular: salvo, pego, pago, aceito, eleito, expulso, aceso, solto, suspenso. Ex. Ele foi salvo pelo cachorro! Você já está salva
4º - Sob / Sobre - SOB significa “embaixo de” e também se usa em expressões como “sob o comando de”, “sob controle”,