AV2 HistoriaDB

12794 palavras 52 páginas
APOSTILA VESTIBULAR

APOSTILA VESTIBULAR VOLUME COMPLETO
VESTIBULAR - VOLUME IV
VESTIBULAR - VOLUME III
VESTIBULAR - VOLUME II
VESTIBULAR - VOLUME I
VERSÃO IMPRESSA E DIGITAL

COMPRE AQUI

www.pconcursos.com
SIMULADOS DE VESTIBULAR

Questão 1
(MACKENZIE) Se a República foi, em grande parte, o fruto da aliança entre Exército e fazendeiros de café, o rompimento, logo após a proclamação, entre ambos foi causado.
a) Pelas divergências político-ideológicas, já que os militares apoiavam um governo forte e reformista, e a oligarquia pretendia um federalismo que favorecia seus interesses.

b) Pela defesa de um governo central forte pelos fazendeiros, com o objetivo de anular as diferenças regionais.
c) Pela oposição dos militares ao projeto de industrialização do país, defendido pelos cafeicultores. d) Pela rejeição do federalismo pelas oligarquias agrárias, porque possibilitava constantes intervenções da União nos Estados.
e) Pela franqueza política do governo do Marechal Floriano Peixoto, que se revelou incapaz de conter as revoltas que eclodiam em seu governo.

www.pconcursos.com
Questão 2
(UFES) A constituição de um núcleo agro-exportador predominante é o grande marco da história brasileira, a partir de meados do século XIX, sobressaiu-se como atividade básica a cultura cafeeira, cujo destaque continuou durante a Primeira República. Tendo em vista problemas surgidos com relação ao café - produção e comercialização - os governadores de
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro reuniram-se, em 1906, no Convênio de Taubaté, que tinha como objetivo o Plano de Valorização do Café. Em que consista tal plano?.
I - Os fazendeiros propunham o estabelecimento de medidas que garantissem preços elevados para o produto, pois configuravam-se o problema da super-produção.
II - A proposta apresentada era a de adoção de uma política de intervenção do governo cafeeiro. III - O programa previa empréstimo no estrangeiro.
Assinale.
a) Se apenas a alternativa I estiver correta.
b) Se apenas

Relacionados