av1 economia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
casas pERNAMBUCANAS
CONCÓRDIA
2013
CASAS pERNAMBUCANAS
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Marketing da Universidade Norte do Paraná, para o Tema Atividade Interdisciplinar em Grupo do Bloco Básico Curricular.
Ministrada pelos Professores Thais Accioly Baccaro, Fabiano Galão, Marcos Roberto Marques e Jossan Batistute e Márcia Bastos.
CONCÓRDIA
2013
1. INTRODUÇÃO
Fundada por um imigrante sueco, a Pernambucanas é atualmente a terceira maior rede varejista do país. A história da empresa é cheia de pormenores brasileiríssimos, dignos de novela ou livro de Sidney Sheldon, onde uma família é dona de uma grande uma grande empresa(a Pernambucanas é propriedade dos descendentes Ludgren). Um capítulo contaria como foi a compra da Tecidos Paulista por Herman Lundgren em 1904, que era um ex-importador e foi fabricante de pólvora (a empresa se chamava Pernambuco Powder Factory). Em outro veríamos como a família sofre com a morte de Herman, no final de 1907(há dados de que foi no inicio de 1908). Mas, mesmo com o abalo da morte em 1908 há a fundação das Casas Pernambucnas, vendedo seus próprios tecidos e comercializando roupas e artigos do lar.
Como toda boa literatura, houveram criticas, fofocas, e com o passar do tempo muito foi colocado “para baixo o tapete” pela família Ludgren e aumentado pela mídia, o que faz com que as informações sérias e imparciais sejam poucas. Mas ao mesmo tempo não há como negar que Pernambucanas mediu forças na área do marketing, com campanhas e slogam inesquecíveis como “da nossa casa pra sua casa”, “- Quem bate? – É o frio. – Não adianta bater, eu não deixo você entrar, é na Pernambucanas que eu vou aquecer o meu lar.”
Atualmente a presidência é revezada entre os herdeiros e primos Anita Harley e