av1 banco de dados
No modelo entidade relacionamento proposto pelo Peter Chen, podemos afirmar que:
Parte superior do formulário As entidades possuem cardinalidade própria independentemente de estarem relacionadas ou não. Os atributos possuem cardinalidade única, do tipo 1-1 com as entidades. x Os atributos representam os dados que devem ser armazenados no banco de dados. As entidades são agrupadas na modelagem de acordo com a ordem da sua identificação no levantamento de requisitos. Os atributos podem ser relacionados uns com os outros sem a necessidade de estarem ligados às entidades.
Questão 2
O modelo conceitual de dados difere do modelo lógico de dados por qual motivo?
Parte superior do formulário x No modelo conceitual tratamos dos dados a serem armazenados sem nos preocuparmos como serão armazenados e no modelo lógico tratamos do tipo e do tamanho dos dados que serão armazenados sem nos preocuparmos com a sintaxe do SGBD. No modelo conceitual tratamos as características físicas dos atributos e no modelo lógico tratamos dos relacionamentos lógicos dos atributos.
Questão 3
O Modelo Relacional Normalizado é um processo que pode ser definido como:
Parte superior do formulário Um conjunto de normas e procedimentos para otimizar a performance do banco de dados.
x Um conjunto de regras que permite melhorar o armazenamento dos dados garantindo consistência e integridade. Um conjunto de procedimentos para garantir a recuperação do banco de dados em caso de ‘disaster & recover’. Um conjunto de regras para garantir a possibilidade de troca de SGBD depois que o banco de dados foi criado. Um conjunto de normas para adequar o projeto de banco de dados ao SGBD escolhido para receber o banco de dados físico.
Parte inferior do formulário
No modelo lógico os domínios do atributo são fundamentais e no modelo conceitual tratamos do tipo e da quantidade de bytes de cada atributo. No modelo conceitual tratamos de relacionamentos do atributo