Automóveis ecologicamente corretos
Introdução:
Nos últimos anos um dos assuntos que mais têm preocupado o mundo é o aquecimento global. Desde a revolução industrial, quando foram criadas as primeiras máquinas a vapor, esse processo se iniciou e, na atualidade, sentimos suas consequências.
No mundo moderno os principais responsáveis por esse problema são os automóveis, que emitem gases poluentes no seu funcionamento. Para minimizar esses efeitos, a mecânica automotiva tem estudado meios de criar carros novos que não agridam de forma significativa a natureza. A porcentagem de automóveis nas ruas com essas características é mínima devido à dificuldade de serem encontrados nas concessionárias e ao seu alto custo.
Os carros convencionais poluem o meio ambiente e consomem petróleo, um recurso não renovável. Com a ineficiência dos transportes públicos, que não conseguem atender de forma objetiva as necessidades da população, as pessoas tendem a comprar automóveis particulares para obter mais conforto, o que acaba agravando a poluição e também o caos nas grandes cidades, como por exemplo, São Paulo, onde os engarrafamentos são constantes.
Temos como principal objetivo nessa pesquisa discutir melhorias nos atuais modelos de automóveis ecológicos, de forma que o custo final seja reduzido para que esses carros se tornem acessíveis a uma parcela maior da população.
O trabalho terá um caráter investigativo, buscando as melhores soluções e melhores aplicações relacionadas ao desenvolvimento dos automóveis ecológicos. Será realizado um levantamento de materiais e técnicas disponíveis no mercado, com foco no menor impacto possível ao meio ambiente, e uma análise das vantagens geradas por esse tipo de tecnologia (da pequena até a longa escala) não se esquecendo das questões de viabilidade