Automação de baixo custo
Automação industrial é o uso de métodos, técnicas, dispositivos, equipamentos, softwares ou maquinas que tem como finalidade com a finalidade de aumentar a eficiência e a produtividade de um processo produtivo com um menor custo e um menos consumo de mão-de-obra, matéria-prima, e menor emissão de resíduos de qualquer especie com maior segurança humana e/ou de informações reverentes ao processo produtivo,alem de reduzir esforços e a interferência humana sobre o processo e/ou maquina,cabendo ao ser humano o papel de controlar e/ou supervisor desse processo para que funcione de acordo com os padrões desejados. É considerado um processo que esta a diante da mecanização, onde humanos são simplesmente providos de maquinas para auxiliá-los em seus processos produtivos.
Atualmente a parte mais visível da automação esta amplamente ligada à robótica, mas também esta inserida na indústria química, petroquímica e farmacêutica, automobilística, dentre outras, com o uso de sistemas e equipamentos altamente tecnológicos e precisos que garantem um alto grau de padronização e economia da matéria prima empregada. Grosso modo, toda indústria, atualmente, tem alguma forma de automação, de um sistema simples aos mais elaborados.
É importante também lembrarmos que a automação não fica restrita somente no campo fabril; um simples caixa eletrônico é um mecanismo automatizado que através de uma seqüência de números e letras autoriza a retirado do dinheiro, outro exemplo é o uso de leitores de código de barras em lojas e supermercados que tem como finalidade reduzir erros de aferição de preços e reduzir o tempo de soma do custo total da compra do cliente.
2. Automação de baixo custo:
Ao analisarem a utilização da automação em processos industriais, o maior equivoca dos gestores é simplesmente classificar essa tecnologia como um recurso caro e inacessível para empresas e/ou corporações menores ou com menor poder de investimentos, é