Automatização e Automação
Prof. Dr. Louriel O. Vilarinho automação [Do ingl. automation.]
S. f. Automat.
1. Sistema automático pelo qual os mecanismos controlam seu próprio funcionamento, quase sem a interferência do homem. [Seria preferível a f. automatização (q. v.).]
automatização
[De automatizar + -ção.]
S. f.
1. Ato ou efeito de automatizar.
2.V. automação.
Inicialmente, cumpre definir adequadamente o que vem a ser automação de processos e qual a diferença, se há, entre automação e automatização.
Para Robbins (1999) automação é “Uma mudança tecnológica que substitui pessoas por máquinas. Começou na Revolução Industrial e continua como uma opção de mudança hoje.
Exemplos de automação são a introdução de triagem automática de correspondência pelo
Serviço dos Correios dos E.U.A. e robôs nas linhas de montagem de automóveis.”
Esse mesmo autor, ao longo da obra citada, utiliza os termos automação e automatização como sinônimos. Para efeito de comparação, o termo automatizar é definido em dicionário (Bueno, 1996) como “Tornar automático, maquinal; informatizar”. Percebe-se que são termos afins e, portanto, sinônimos.
A semelhança entre os termos é mais bem expressa por Arnold & White (1965): “As palavras automático, autômato e mesmo automatismo já há muito constam do nosso idioma, porém a palavra automação (ou automatização) só há pouco penetrou em nossos dicionários. Em essência, pouca diferença há no significado das palavras automatizado e automático; essa diferença reside, principalmente, na extensão do automatismo.”
Assim, como na definição anterior, esses termos aparecem como sinônimos, e implicam a substituição de trabalho humano por trabalho automatizado – ou, tal como no foco deste trabalho, a substituição do homem pela máquina em tarefas repetitivas e rotineiras.
É possível ainda, encontrar na literatura, o termo automação sendo empregado, atualmente, para definir o processo de inovação tecnológica de base