Automatismo para manobra em AMV
Controle de Máquinas de Chaves
Todas as rotas que envolvam ZM sejam elas relativas à via principal,terminaisou de entrada/saída no Pátio e no próprio Pátio, deverão ser alinhadas sob processamentos do intertravamento. As máquinas de chaves de todos os AMV instaladas nos travessões de via deverão permitir a perfeita visibilidade das condições do local, possibilitando que ao se movimentarem, não causem quaisquer situações de insegurança envolvendo pedestres, animais ou outros veículos. Não haverá detectores de presença em ZM, ficando a responsabilidade de movimentação do AMV a cargo do condutor do veículo, exceto os AMV em ZM terminais, ZM de saída/entrada de Pátio e ZM internas ao pátio.
Em ZM terminais, cujos movimentos de AMV são automáticos, deve haver proteção por meio de barreiras que impeçam invasões e placas que alertem tal natureza de movimentos. O CCO pode, por necessidades operacionais, definir manobras MAE e MPE. O tipo de manobra definida pelo CCO deve ser visualizado a bordo pelo condutor através do painel ligado ao SCVB. Deve-se prever adicionalmente o uso de placas alertando sobre o risco de movimentações automáticas a pedestres e outros veículos.
Um AMV é considerado travado e controlado após o fechamento da agulha com distância inferior ou igual a 4 mm.
Se uma ZM estiver ocupada por um veículo VLT, o rastreamento deve prover dados ao intertravamento do SSC para impedir movimentação da máquina de chave. O comando manual de uma máquina de chave em um AMV só poderá
M I N U T A 15 ser gerado localmente com o veículo parado na ZA. Movimentações automáticas só podem acontecer quando houver a presença de veículo na ZA de ZM terminais. Nas ZM de entrada e saída de Pátio, o veículo deve estar parado na ZA. No Pátio, a movimentação de máquina de chave em AMV é comandada pelo CCO, não necessitando considerar posicionamento do veículo, exceto o impedimento de movimentação por ocupações de ZM.
Circulação de veículos sobre ZM