Automation studio
AUTOMATION STUDIO
Objetivo
Demonstrar os recursos disponíveis pelo programa para simular sistemas pneumáticos, hidráulico, elétrico, grafcet e de clp.
Finalidade
Utilizar os diversos recursos do programa para simulação de processos industriais a fim de simplificar, analisar e descrever as possíveis soluções de problemas de automação.
Justificativa
A montagem de diversos sistemas de automação, algumas vezes, torna-se difícil num único laboratório, pois exige diversos equipamentos que nem sempre estão locados num mesmo ambiente. Além disso montar um laboratório com muita diversidade de componentes torna o mesmo muito caro e praticamente inviável. Os alunos necessitam de um ambiente didático/industrial que permita a integração de várias tecnologias e que tenha um ambiente amigável que permita várias experimentações a fim de gerar conhecimento pela experiência e observação
Início do programa
Ao inicializar o programa aparece a tela abaixo, para que se escolha a opção de desenho do esquema. Pode-se escolher qualquer uma delas.
Na tela seguinte abre-se a janela principal do programa. Neste momento deve-se abrir o botão “Library”, o qual permite a escolha do tipo de esquema que se quer simular.
Após este passo escolhemos o esquema pneumático.
Para a composição do esquema tem-se as seguintes escolhas:
- compressores;
- rede penumática;
- atuadores:
- válvulas direcionais;
- sensores;
- lógica;
- temporizadores;
- seqüenciadores;
- controle de pressão;
- controle de fluxo;
- acessórios;
- compenentes de vácuo.
Supondo que se queira montar um circuito pneumático um cilindro de dupla ação.
Na tela principal aparecerá “grudado ao mouse” o cilindro escolhido. Na posição escolhida para fixar o mesmo deve-se “clicar” com o botão da direita. Na seqüência aparecerá uma tela com os dados técnicos do cilindro escolhido. Para a simulação do processo basta aceitar todas as indicações sugeridas pelo