autocad
Tema:DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO
Relatório apresentado como requisito parcial de nota para G1 na disciplina de Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil, do CEULP/ULBRA.
PALMAS
2014 center-509270HUYLBER KEYSE BARBOSA DE CARVALHO
Disciplina:
MECÂNICA DOS SOLOSProfessora:
JACQUELINE HENRIQUE
Palmas2014
INTRODUÇÃO
Ao planejar uma obra de engenharia, deve-se tomar cuidados minuciosos na forma com a qual será utilizado o solo. Um deles é a determinação do teor de umidade existente numa amostra do material em questão. Esta, pode ser definida de varias formas, porém neste estudo de campo será usado os seguintes métodos: Fogareiro, Estufa Padrão e Speedy Test.
Através dessa determinação, pode-se identificar a quantidade de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade possui quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo onde serão distribuídas todas as cargas oriundas das estruturas construídas no local.
MATERIAIS, MÉTODOS E LOCAL DE REALIZAÇÃO- LOCAL
Ensaios realizados no laboratório de Mecânica dos Solos no Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA.
- MATERIAIS
Balança de precisão;
Bandeja metálica;
Capsula metálica;
Fogareiro;
Estufa Padrão;
Speedy Test;
- MÉTODOS
ESTUFA PADRÃO
Para realização do experimento, primeiramente retirou-se uma amostra de solo no campo e levou para o laboratório. Com esse solo disponível, pegou uma amostra que foi inserida numa capsula e em seguida, determinou o peso da capsula e do conjunto “capsula-solo”. Esse material foi levado para estufa, onde permaneceu por 24 horas e após isto, pesou-se novamente para determinar a quantidade água que evaporou. Com esses dados em mão, fez-se um cálculo da diferença da massa total antes de ir para estufa e da massa após retirar da estufa, obtendo, assim, a quantidade e percentual de água existente na amostra. SPEEDY-TEST
Para