Aumento de produção
Texto 1: O enunciado diz que as empresas privadas estão aumentando cada vez mais os salários de seus colaboradores, porém, não há um aumento significativo na produção, afetando assim sua margem de lucro. Ou seja, o texto deixa explícito que as despesas das empresas com salários administrativos estão aumentando, em contrapartida, sua rentabilidade financeira não está crescendo, devido a estabilidade de sua atividade produtiva. O reconhecimento dos funcionários devem ser levados em consideração, porém, o resultado produtivo tem que ser visível as empresas.
Texto 3: Atingir o desempenho das economias mais competitivas está longe da realidade dos estudantes de universidades e escolas, pois se não houver um aumento na produtividade, o Brasil não evoluirá, visto que os jovens não estão preparados para o competitivo mercado de trabalho, consequentemente, não evoluindo e amadurecendo para o futuro, seja em competitividade ou capacidade para lidar com novos desafios.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Aumento de renda
Texto 1: No texto é abordado a questão da rentabilidade financeira da classe pobre no Brasil, sendo que quanto mais pobre o indivíduo, maior tem sido o crescimento de renda. Apresenta que em 2012, entre os 10% mais pobres, a renda cresceu 14%. Entre os 5% mais pobres, cresceu 20%. Esse índice se deve por conta das melhorias nas condições de vida aos que mais precisam, ou seja, dando mais oportunidades de trabalho para as pessoas carentes e investindo mais nas regiões de menor crescimento econômico.
Texto 2: Nesse texto é abordado a vida financeira dos ricos no Brasil, sendo que em 2012 a renda dos mais ricos aumentou 23%, a renda dos 5% mais ricos e dos 10% mais ricos, cresceram ambas em 15%. Apesar do aumento de renda da classe pobre ter sido superior ao aumento de renda da classe rica, o Brasil ainda precisa melhorar muito, pois muitos