Aulas sobre mitocondrias
As mitocôndrias são as principais organelas celulares. Presentes nas células eucariontes, elas são responsáveis pela produção de energia no interior da célula. São bastante numerosas, principalmente em células onde a demanda por energia for muito grande (por exemplo, células nervosas e do coração, que tem atividade ininterrupta).
São formadas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante á membrana plasmática, e outra interna, com várias ondulações. Dentro dela existem proteínas, ribossomos e DNA, que farão a respiração celular.
Respiração Celular (Flaviane)
A mitocôndria recebe substâncias orgânicas (glicose, por exemplo) e oxigênio como combustível. O oxigênio oxida os elementos orgânicos, liberando energia em forma de ATP. O ATP é uma molécula (C10H16N5O13P3) que armazena energia na ligação de seus fosfatos. Essa energia é utilizada na síntese de substâncias, locomoção, divisão celular, transporte ativo, geração de calor, etc.
Como é a sua estrutura?(Henrique)
A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolipídios e proteínas. As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas. Devido a esta organização de dupla membrana, existem cinco compartimentos distintos dentro da mitocôndria. São eles:
Membrana exterior mitocondrial,
Espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores),
A membrana mitocondrial interna,
O espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna), e
A matriz (espaço dentro da membrana interna).
Membrana exterior (Henrique)
A membrana externa mitocondrial, o que envolve a organela toda, tem uma proporção de proteína e de fosfolípidos semelhante ao da membrana plasmática eucariótica. Ela contém um grande número de proteínas integrais chamadas porinas.
Espaço intermembranar (Sirlange)
O espaço intermembranar é o espaço entre a membrana externa e da membrana interna. Como a membrana exterior é