aula1 respostas dos gases
Na indústria
O hélio gasoso é muito utilizado para o enchimento dos balões de lazer, dos dirigíveis ou ainda dos balões-sonda para as previsões meteorológicas, porque é mais leve do que o ar.
Permite também evacuar rapidamente o calor e serve de atmosfera protetora. É utilizado para o fabrico das fibras ópticas e dos semicondutores.
Dado que tem uma difusão muito rápida, o hélio é utilizado para encher os airbags imediatamente após o impacto.
É igualmente utilizado no sector espacial para o arrefecimento em aparelhos de medida dos satélites.
No ambiente
O hélio é frequentemente utilizado para detectar fugas. Dispondo da mais pequena molécula neutra existente, pode passar através dos mais pequenos orifícios. O que é muito útil, sobretudo quando os produtos susceptíveis de fugas são perigosos para o homem ou para o ambiente.
Na saúde
Líquido mais frio à face da Terra (-269°C), o hélio é utilizado para arrefecer os hímenes das máquinas de IRM (imagem por ressonância magnética) e obter imagens de qualidade. O hélio serve para arrefecer os hímenes supracondutores dos aparelhos de RMN (ressonância magnética nuclear) e de aceleradores de .
O hélio gasoso é utilizado, misturado com o oxigénio, em garrafas de mergulho e permite evitar o efeito narcótico do azoto a grande profundidade.
Hidrogênio
Na indústria
O hidrogênio é utilizado pela indústria química para síntese das matérias plásticas, do poliéster e do nylon.
No domínio espacial, o hidrogénio é um combustível leve e eficiente: a título de exemplo, 1 kg de hidrogênio contem três vezes mais energia do que 1 kg de gasolina. Reage com o oxigénio líquido transportado nos foguetões (em particular Ariane 5) para fornecer uma grande quantidade de energia.
A indústria do vidro também utiliza hidrogénio. Para obter vidro plano (para janelas, ecrãs planos, etc.), o vidro em fusão é estirado a cerca de 1 000°C sobre um banho de estanho também ele próprio em fusão. Uma atmosfera protetora constituída por azoto e