aula1 farmacologia
2107 palavras
9 páginas
FARMACOLOGIAProf.MSc Daniele Cazoni BAlthazar
FARMACOLOGIA
“ O desejo de ingerir medicamentos e a principal característica que distingue o homem dos animais”
William Osler ( médico canadense )
FARMACOLOGIA
Por que?
MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA
ALIVIAR OU SE POSSÍVEL ABOLIR A DOR
PROLONGAR A VIDA
...
1. Nem sempre logram o resultado desejado
2. Muitas vezes só alcançam o alívio ou consolo do paciente
3. Do ponto de vista histórico existem relatos muito antigos sobre o uso de drogas no tratamento de enfermidades
FARMACOLOGIA
É
a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico (tóxico) ou benéfico ( medicamento ).
FARMACOLOGIA – DROGA IDEAL
FARMACOLOGIA E
SUAS VERTENTES
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
Farmacogenética:
trata-se do estudo das influências genéticas sobre as respostas a fármacos. Originalmente, a farmacogenética tratava das reações farmacológicas idiossincrásicas familiares, em que os indivíduos afetados exibiam uma resposta anormal – habitualmente adversa – a uma classe de fármaco. Hoje um dia, abrange variações mais amplas na resposta a fármacos a banse genética é mais complexa.
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
Farmacogenômica: Este novo termo superpõese à farmacogenética, descrevendo o uso da informação genética para orientar a escolha da terapia farmacológica numa base individual. A pressuposição de base é a de que o possível prever diferenças na resposta a agentes terapêuticos entre indivíduos a partir de sua constituição genética. A partir deste princípio, a descoberta das variações gênicas específicas associadas a uma resposta terapêutica boa ou inadequada a determinado fármaco deverá permitir a individualização das escolhas terapêuticas com base no genótipo do indivíduo. A farmacogenômica é, em sua essência, um ramo da farmacogenética com boa dose de liberdade. Até o momento, o conceito é, em grande parte, teórico;