Aula06 Diagramas De Fases 2
É extremamente importante o estudo de diagramas de fase (ou diagramas de equilíbrio), uma vez que a microestrutura dos materiais tem relação com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Os diagramas de equilíbrio relacionam temperatura, composição química e a quantidade das fases em equilíbrio. Definições:
Componentes: São elementos químicos e/ou compostos dos quais uma liga é constituída.
Sistema: quantidade de matéria com massa e identidade fixas sobre a qual dirigimos a nossa atenção. Todo o resto é chamado vizinhança. Exemplo de sistema: gás contido no interior de um cilindro.
Fase: Uma fase pode ser definida como uma parte homogênea do sistema.
1
Limite de solubilidade
Para muitos sistemas e para uma determinada temperatura, existe uma concentração máxima de átomos de soluto que pode ser dissolvida no solvente formando uma solução sólida.
Essa
concentração máxima é chamada limite de solubilidade.
Diagramas unários
Diagrama de fases da água
O equilíbrio entre duas fases num sistema monocomponente ocorre com um grau de liberdade e chama-se equilíbrio univariante. 2
Diagrama de fases do Ferro
Sistemas binários – diagramas isomorfos
Num sistema binário – isomorfo os dois elementos são completamente solúveis um no outro nos três estados: sólido – liquido – gás.
Diagrama de Fases do sistema
Cu-Ni
3
Sistemas binários isomorfos
A leitura de diagramas isomorfos é feita definindo o par composiçãotemperatura e simplesmente lendo as fases indicadas.
No campo de duas fases, a determinação das fases presentes é possível traçando-se um segmento de reta horizontal que passa pelo par composição-temperatura e atinge as duas linhas que delimitam o campo de duas fases. A composição da fase líquida e sólida é dada pelo par definido pela intersecção deste segmento de reta e a respectiva linha de contorno.
Regra das alavancas
É usada para se determinar as proporções das fases em equilíbrio em um campo de duas fases
Fração de líquido
WL =
S