Aula virtual
Com base nos textos estudados cada país tem suas particularidades e culturas com os mais variáveis tipos.
No texto que diz sobre "Governo de Uganda quer proibir a mutilação genital feminina" ressalta uma posição que o governo quer tomar sobre as mulheres de Uganda onde para nós brasileiros é uma cultura diferente porque não temos este tipo de crença no nosso país. Essa seria uma posição etnocêntrica, pois cada ser humano considera sua cultura a mais correta pelo seu aprendizado. O conceito de etnocentrismo parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge, então, o grupo do "eu" e o grupo do "outro", tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e a segunda como algo exótico, excêntrico, anormal, exuberante e primitivo. O etnocentrismo leva a sociedade julgar sua própria cultura superior a outras culturas.
É aí que entra a Relatividade Cultural que determina que uma cultura deva ser compreendida e avaliada dentro de seus próprios moldes e padrões, mesmo que pareça estranho. Todas as formas de pensar e agir de grupos diferentes merece respeito. Os costumes que diferenciam a sociedade civilizada devem ser consideradas e avaliadas dentro da configuração a que pertencem.
Ou seja, para nós pode ser uma cultura um pouco quanto diferente, mas cabe a nós não julgar e sim respeitar a cultura do próximo porque como no Brasil há variadas maneiras de se vestir, pratos exóticos, gírias, forma de agir e pensar e em outro lugar do planeta não é