Aula tema 01: O mundo como você vê
O mundo como vemos é dependente de muitas variáveis que formam a perspectiva que utilizamos para analisar um problema, reagimos a uma cena ou depositamos nossas crenças.
A visão que possuimos do mundo é uma relação intriseca de nossas crenças, valores pessoais e valores sociais, pois essas variaveis nos faz reagir de formas diferentes; um bom exemplo é o caso da mulher condenada a apedrejamento em acusação de adultério,pois da perspectiva brasileira, seja católica ou evangélica, essa pena é considerada ultrajante e "jurássica", mas para a sociedade islâmica, a pena foi considerada justa.
A questão ética também é uma das variáveis no tratamento de um fato, onde pessoas de diferentes culturas reagem de forma divergentes em relação a notícias, sendo um indicativo as reações do mundo a notícia acima citada, a revolta que abrangeu continentes com a forma que a lei de um país trás algo como apedrejamento como forma de punição.
Há ainda duas formas principais de analisar um problema, a forma mecanicista, onde desmembra-se o ocorrido em várias partes, como se estivesse desmontando um relógio e desvendando como as engrenagens se comunicam possibilitando o funcionamento perfeito da peça. Agora abordaremos a forma sistêmica, onde o conjunto de dados é visto como uma única peça, como o todo é indestinguivel das partes, sendo assim uma massa homogênia que dá origem ao bolo.
Influênciando a visão do mundo
A visão do mundo que cada um possui é única, tendo suas raízes na ética pessoal e cujos valores baseam-se na economia, agora globalizada, no desenvolvimento da técnologia que pode acabar trazendo consequências negativas ao meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, que com o chamado "efeito estufa" torna-se uma responsabilidade mundial e individual de melhorar nosso planeta para as gerações futuras.
Nossa visão sempre será atingida pelas variáveis acima, pois esses temas abalam grandemente os conceitos já enraizados em nosso