A História da Homossexualidade
TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL: A História da Homossexualidade
SOROCABA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................2
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................
1 INTRODUÇÃO
O trabalho proposto pela disciplina de Temas em Psicologia Social, ministrada pela professora Maria Aparecida, propõe pesquisa a respeito dos grupos excluídos da sociedade. O trabalho tem como objetivo tratar a respeito dos homossexuais, a origem do termo, os homossexuais na atualidade, entre outros aspectos que levaram este grupo a ser considerado um grupo excluído de nossa sociedade.
Não é certa a origem da homossexualidade. É considerado como o primeiro registro de um casal homossexual da história, os egípcios Khnumhotep e Niankhkhnum, que viveu por volta de 2400 a.C. Os dois são retratados durante um beijo.
Na África, dois antropólogos, Murray e Roscoe, relataram que mulheres do Lesoto, envolviam-se em relações eróticas de longo prazo. Evans-Pritchard registrou que guerreiros do norte do Congo, assumiam jovens amantes do sexo masculino com idades entre doze e vinte quatro anos.
Nas Américas, entre alguns povos indígenas era comum uma forma de homossexualidade centrada em torno da figura dos dois espíritos. Se a criança aceitasse o papel, era criada de forma adequada, para aprender os costumes do gênero que escolheu. Sua vida sexual seria com os membros comum do mesmo sexo da tribo.
Na China são relatados casos homossexuais desde 600 a.C.
Alguns estudos mostram que existem relações homossexuais desde a literatura antiga, como na obra “Epopéia de Gilgamesh”, assim como na própria