aula pratica
Genetica do Cancer.
Fisoterapia 2014.2
Fortaleza-ce
Novembro-2014
CAUSAS DO CANCER
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas ou estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
A maioria dos eventos genéticos que causam o câncer ocorre ao longo da vida do individuo, nos seus Tecidos Somáticos. A frequência destes eventos pode ser alterada por exposição a mutagênicos, estabelecendo assim, uma ligação aos Carcinógenos do meio ambiente (Agentes causadores do câncer). Como isso ocorre em células Somáticas, eles não são transmitidos em gerações futuras.
Câncer que ocorre em células de Linhamento Germinativa resulta transmissão dos genes causadores do câncer de uma geração para a outra. Por exemplo, o câncer do olho infantil e do retiniblastoma.
“A causa básica do câncer é o dono a genes específicos. Geralmente, mutações nestes genes se acumulam em células somáticas ao longo dos anos, ate que a célula perde um numero critico de mecanismo do controle do crescimento e inicia um tumor”.
Genes envolvidos na gênese do câncer.
Os proto-oncogenes são genes celulares normais que atuam no controle positivo, ou seja, estimulam o crescimento e a diferenciação celular. O conceito de que alguns tipos de genes celulares possuíam potencial oncogênico ficou claro com a descoberta de um homólogo do gene viral do sarcoma de Rous (v-src)no genoma de células normais. Atualmente estão descritos cerca de 100 pro-to-oncogenes que podem ser classificados em diferentes grupos, baseados nas propriedades