aula metalohia

1463 palavras 6 páginas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ESTILO DE PRODUÇÃO TEXTUAL,
FORMATAÇÃO E REVISÃO

SUMÁRIO
Introdução2
16.1 Estilo de produção textual
2
16.2 Formatação
4
16.3 Revisão
5

16

|aula

Prof.ª Dra.
Ana Cláudia Puggina

Objetivos da aula
▪▪ Esclarecer

e

clarificar

como

escrever

adequadamente um texto científico;
▪▪ Compreender como formatar adequadamente um arquivo Word;
▪▪ Compreender como revisar um texto por meio do controle das alterações, bem como aceitar ou rejeitar as alterações feitas por um revisor.

Introdução
Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das falsas teorias.
Boris Pasternak

16.1 Estilo de produção textual
Os projetos de pesquisa são elaborados com a finalidade de serem lidos por professores pesquisadores incumbidos de analisar suas qualidades e limitações. Espera-se, portanto, que seu estilo seja adequado a esses propósitos. Embora cada pessoa tenha seu próprio estilo, ao se redigir o projeto convém atentar para certas qualidades básicas da redação (Gil, 2009):
Impessoalidade

O relatório deve ser impessoal, redigido na terceira pessoa. Referências pessoais, tais como: “meu projeto”, “nosso estudo”, “minha tese”, “nós consideramos”, devem ser evitadas. São preferíveis expressões como: “este projeto”, “o presente estudo”, “objetivou-se”, “considerou-se”, etc. Isso é muito importante, pois é um erro comum na escrita científica.

Objetividade

O texto deve ser escrito em linguagem direta, evitando-se que a sequência seja desviada com considerações irrelevantes. A argumentação deve apoiar-se em dados e provas e não em considerações e opiniões pessoais.

Clareza

As ideias devem ser apresentadas sem ambiguidade, para não originar interpretações diversas. Deve-se utilizar vocabulário adequado, sem verbosidade
(prolixidade) e sem expressões com duplo sentido, além de evitar palavras supérfluas,

Relacionados