Aula Metais E N O Metais
CAMPUS SUL – TUBARÃO/ARARANGUÁ
CURSO: QUÍMICA (LICENCIATURA) - PARFOR
UNIDADE DE APRENDIZAGEM: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFESSORA: MÁRCIA LUZIA MICHELS PRÁTICA 02: METAIS E NÃO METAIS – TABELA PERIÓDICA
Introdução: O estudo da tabela periódica proporciona uma série de conhecimentos que são de extrema importância na química Inorgânica. Assim é útil saber por exemplo, que os não metais são fortemente eletronegativos, enquanto os metais são elementos fortemente eletropositivos, ou que os metais mais reativos podem combinar com água e formar hidróxidos com a liberação de hidrogênio; os metais formam óxidos cuja natureza é básica enquanto os não-metais formam óxidos de natureza ácida. No experimento que será desenvolvido, algumas reações envolvendo elementos químicos serão realizadas sob condições parcialmente controladas, permitindo assim verificar algumas propriedades que permite localizar o elemento químico na Tabela Periódica.
Procedimento Experimental:
1. Reatividade dos metais e não-metais com ácidos
Em quatro tubos de ensaio limpos e secos, adicionar 3 mL de HCl 6 M. No primeiro tubo, colocar um pequeno pedaço de cálcio, no segundo tubo colocar um pedaço de magnésio, no terceiro tubo, colocar um pedaço de alumínio, e no quarto tubo, colocar uma pequena quantidade de enxofre. Comparar as velocidades relativas de evolução do hidrogênio.
Anotar em quais tubos observou-se a formação de hidrogênio e a respectiva velocidade de evolução do H2:
Tabela de dados:
Tubos
Lenta
Rápida
Observações
1º
2º
3º
4º
2. Óxido e Oxiácidos de alguns Elementos
2.1) Apenas cobrir o fundo de um béquer de 50 mL com água destilada. Segurar com um grampo de madeira um pedaço de fita de magnésio, queimar a outra extremidade da fita de magnésio e rapidamente deixar cair as cinzas na água contida no béquer.
Obs: Cuidado com a alta luminosidade da fita durante a queima. Não olhe