Aula Estruturada Introdu O Matem Tica Financeira
Dentre todas as disciplinas que aprendemos nas escolas, a Matemática Financeira é uma das que nos acompanha durante muito tempo, fazendo parte de nossa vida pessoal e empresarial.
Ela faz parte da vida do brasileiro de baixa renda que paga durante 30 anos seu financiamento habitacional via sistema SAC, do brasileiro de classe média que paga seu financiamento de veículo via sistema PRICE, do brasileiro de alta renda na precificação de seus investimentos de longo prazo e dos administradores de empresas nas mais variadas operações financeiras. No meio acadêmico é base para várias disciplinas relacionadas à Administração e Finanças.
Apesar de sua grande aplicabilidade, a Matemática Financeira é ainda para muitos uma disciplina complexa. É visível a grande dificuldade da sociedade em entender a dinâmica do seu financiamento habitacional, do seu financiamento de veículo e ou do seu empréstimo de consignação.
Acredito que não dedicamos tempo de estudo suficiente para compreendermos essa disciplina. Além disso, os livros de Matemática Financeira estão repletos de exemplos que estão fora da realidade do mercado.
Talvez a causa destes problemas esteja relacionada com as décadas que o Brasil viveu sob altas taxas de inflação quando o nosso pensamento de longo prazo não poderia passar de 6 meses. Hoje sob uma economia estável que caminha a passos largos para parear com as grandes economias do mundo, temos uma dificuldade enorme de caminhar com o dinheiro no tempo.
O matemático e ex-ministro “Mário Henrique Simonsen” enumerava quatro erros comuns que os brasileiros cometiam em relação à Matemática Financeira:
Não saber distinguir juros descontados de juros postecipados.
Usar juros simples quando se devem usar juros compostos.
Confundir juros nominais com juros reais.
Não respeitar a aritmética dos juros compostos.
Nosso estudo tem como objetivo desmistificar a Matemática Financeira através de exemplos práticos do dia a dia dos negócios das