Aula de Microcontrolador
Ambientes de programação de microcontroladores:
MPLAB e Proteus
Apresentação
Nesta aula, você estudará o processo de criação de um programa a ser gravado em um microcontrolador PIC. Você verá duas linguagens de programação: Assembly e C.
A primeira é de mais baixo nível e se aproxima mais da linguagem de máquina. A última é de mais alto nível. No caso da linguagem C, é apresentado o software CCS C Compiler e no caso da linguagem Assembly o software utilizado é o MPLAB. Esse último também é utilizado para gravar o código no microcontrolador.
Por último, é exposta a ferramenta ISIS, parte do software Proteus, que permite simular o funcionamento de um determinado circuito. Como exemplo de código, será utilizado um semáforo de dois tempos.
Objetivos
Ao final desta aula, você será capaz de:
• criar um programa simples para microcontrolador PIC tanto em linguagem C (CCS C Compiler) quanto em linguagem Assembly (MPLAB);
• entender o uso da ferramenta de simulação de circuitos ISIS (parte do software Proteus);
• compreender o uso da ferramenta MPLAB para gravar o código no microcontrolador.
Semáforo de dois tempos
Para simular as luzes do semáforo, serão utilizados LEDs. A mudança de cor de cada semáforo será feita a cada 1s. A inteligência do sistema, ou seja, a sequência de luzes (ou LEDs) que serão acesas e/ou apagadas em cada semáforo, bem como a frequência com que isso ocorre, é de responsabilidade do
PIC16F877A, que já foi introduzido na aula anterior.
A Figura 2 mostra a pinagem do PIC16F877A.
O exemplo utilizado na aula de hoje será um semáforo de dois tempos. Um semáforo de dois tempos consiste em dois semáforos interligados, de forma que quando um está verde, o outro está vermelho. E vice-versa. A Figura 1 mostra um semáforo.
Figura 1 – Semáforo
3
Metrópole Digital | Aula 08 | Ambientes de programação de microcontroladores: MPLAB e Proteus
Nesse exemplo, há quatro possíveis estados para o semáforo