Aula de campo Cuiabá Beira Rio – Degradação por excesso de lixo.
NEUROZITO FIGUEREDO BARBOSA
GEOPOLÍTICA – GEOGRAFIA - PARFOOR
Aula de campo Cuiabá Beira Rio – Degradação por excesso de lixo.
Claumiranda Batista Lima
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.
Jean-Jacques Rousseau
Cuiabá MT- 2014
Resumo
Esta pesquisa foi feita no município de Cuiabá/MT, no trecho são Gonçalo Beira rio próximo à estação de água (ETA) Beira Rio, fundada no século XVIII, localizada à margem esquerda do rio Cuiabá, a onze quilômetros da região central da cidade, próxima à barra do rio Coxipó, no Distrito de Coxipó da Ponte (ROMANCINI, 2005).
Antigamente conhecido por São Gonçalo Velho, esta comunidade guarda em sua história uma das mais importantes páginas da história de fundação da cidade Cuiabá, pois foi o local em que se instalou o primeiro porto da cidade, passando pelo engenho no século XX e, hoje é conhecida pelos seus artesanatos, cantadores e dançadores do Siriri e do Cururu e restaurantes especializados na culinária cuiabana.
Estas são marcas registradas da tradicional cultura cuiabana e principais fontes de renda de grande parte dos moradores. Local frequentado por moradores de Cuiabá, Várzea Grande e pessoas vindas de outras regiões, afim de saborear os tradicionais pratos regionais. E apreciar a natureza local.
Foi observado que por se tratar de uma região frequentada por um grande números de pessoas, que vem para almoçar, também pessoas que gostam de pescar, descem as margens do rio levando consigo alimentos e recipientes descartáveis os quais são deixado as margens do rio ou até mesmo lançado na água sem nem uma preocupação com o meio ambiente.
Nota-se que há uma grande degradação as margens do rio, árvores tombadas, excesso de lixo espalhado, garrafas pets, restos de alimentos, e pouca vegetação.
Introdução
Com a modernização e o crescimento da cidade