AULA ATERRAMENTO
Introdução
O aterramento elétrico, com certeza é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e pressentimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial.
Muitas vezes, desconhecimento das técnicas para realizar um aterramento eficiente, ocasiona a perda de equipamentos, ou pior, o choque elétrico nos operadores desses equipamentos.
►
►
►
Mas o que é “terra”?
Qual a diferença ente terra, neutro e massa?
Quais são as normas quer devo seguir para garantir um bom aterramento?
PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO?
O aterramento elétrico tem três funções principais: a – Proteger o usuário do equipamento das descargas atmos-féricas, através de viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. b – “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra. c – Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.), através da corrente desviada para a terra.
Classificação das Estruturas
Classificação
da Estrutrua
Tipo da
Estrutura
Residências
Estruturas
Comuns
Fazendas, estabeleci-mentos agropecuários Efeitos das
Descargas
Atmosféricas
Perfuração da isolação das instalações elétricas, incêndios e danos matérias; danos normalmente limitados a objetos no ponto de impacto ou no caminho do raio.
Risco direto de incêndio e tensões de passo perigosas; risco indireto devido à interrupção de energias e risco de vida para animais devido à perda de controles eletrônicos, ventilação, suprimento de alimentação e outros. Nível de
Proteção
III
III ou IV
(ver nota b)
Teatros,escolas, lojas de depart., áreas esportivas e igrejas
Danos à instalação elétrica (p.ex. ilumi-nação) e possibilidade de pânico; falha do sistema de alarme contra incêndio, causando atraso no socorro.
Bancos, companhias de seguro,companhias comerciais e outros
Como acima, além dos efeitos indiretos com a perda de comunicação, falha dos computadores e perda de